Time CGM-Rio – Márcio Martins Loureiro

Publicado em 30/09/2022 - 16:08  |  Atualizado em 10/01/2023 - 16:09

Servidor da Controladoria Geral do Município do Rio há 22 anos, Marcio Martins Loureiro, de 49 anos, é formado em Ciências Contábeis, possui três pós-graduações, e ocupa atualmente o cargo de Contador Geral da CGM-Rio, porém o gosto por cálculos e o talento com os números vêm desde sua infância, ao admirar a rotina de seu pai como contador, Benedito Loureiro.

“Eu iniciei a carreira de contador por conta do meu pai. Observava o dia a dia de trabalho dele e, além disso, procurava ler os livros de contabilidade para conhecer este universo. Essa admiração profissional foi crescendo e acabou despertando dentro de mim um sentimento de me tornar um contador, igual ao meu pai”, contou Marcio.

O ingresso à CGM-Rio ocorreu em 2000, por meio de concurso público, realizado em 1999, enquanto trabalhava na contabilidade de Furnas. O interesse em integrar o time de servidores da Controladoria surgiu após conhecer as atividades realizadas pela CGM-Rio, através do jornal criado pelo Dr. Lino Martins, que divulgava para outros órgãos de contabilidade as informações de controle interno desenvolvidas pela Controladoria.

Após ser nomeado no Diário Oficial, Marcio Martins foi entrevistado pela Contadora Geral da época, Fátima Rosane, que analisou o currículo do jovem servidor, alocando-o na Coordenadoria de Contabilidade, sob a coordenação da Angela Arezzo, após o mesmo manifestar desejo de continuar atuando em sua área de formação. A partir de então, iniciava-se a brilhante carreira de um servidor que se tornou exemplo no quadro de funcionários.

Em seguida, rumou para a Coordenadoria de Informações Contábeis, onde ajudou a criar e a gerar os relatórios bimestrais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), um dos feitos dentro da CGM-Rio que mais orgulha Marcio Martins. O servidor ainda exerceu as funções de assistente e assessor do Contador Geral, Gerente e Coordenador de Informações Contábeis e, por fim, Contador Geral, cargo que ocupa até o momento.

“Sua paixão pela contabilidade é conhecida por muitos na Prefeitura do Rio, mas quem trabalha diretamente com ele tem o privilégio de conhecer o lado humano e incentivador do Márcio. Extremamente atento aos colegas de trabalho, está sempre disponível para a troca de experiências de vida e para compartilhar o seu conhecimento”, finalizou Angela Arezzo, Subcontroladora de Contabilidade.