CGM-Rio participa da 46ª Reunião Técnica do Conaci

Publicado em 21/06/2023 - 15:30  |  Atualizado

A Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro, por meio do Controlador Geral, Gustavo Bramili, participou nos dias 19 e 20/06, da 46ª Reunião Técnica, realizada pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em São Luís, capital do Maranhão.

Além do Controlador Geral da CGM-Rio, a assistente da Subcontroladoria de Auditoria e Controle (SUBAC), Renata Borges, esteve presente no evento, onde participou da Câmara Técnica sobre o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), para ser capacitada, e, também, interagiu com a Câmara Técnica sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), enquanto Encarregada de Dados da Controladoria.

Para Gustavo Bramili, a 46ª Reunião Técnica trouxe discussões e reflexões importantes para os gestores presentes: “Além de toda discussão técnica envolvendo o tema central do evento, tivemos a capacitação da nossa servidora, Renata Borges, na Câmara Técnica sobre o IA-CM. Sem dúvidas, essa edição foi muito proveitosa para a CGM-Rio”, informou.

• Saiba mais sobre o que ocorreu durante o evento:

– Na abertura, Margareth Goldenberg, gestora-executiva do Movimento Mulher 360, apresentou o painel intitulado “Visibilidade das Mulheres”. Na continuidade da programação do evento, ocorreu o lançamento do livro “Mulheres no Controle”, com a participação das autoras da obra, e a discussão sobre os “Desafios Frente à Realidade de Controle dos Pequenos Municípios Brasileiros”.

– Em seguida, o Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno) e o Banco Mundial apresentaram os resultados do Diagnóstico do Nível de Estruturação das Unidades Centrais de Controle Interno nos Municípios brasileiros. Houve, ainda, apresentação da experiência Pempal na Albânia, através do presidente do Conaci, Rodrigo Fontenelle, e o controlador-geral do estado do Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão, que realizaram a entrega das traduções dos manuais Pempal de 2022.

– Durante o encerramento do evento, a Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte assumiu a exposição sobre a “Análise de Banco de Dados como Ferramenta Estratégica para a Auditoria”.