Time CGM-Rio – Silvia Pereira Costa

Publicado em 10/05/2023 - 16:11  |  Atualizado

“A maior satisfação profissional dentro da CGM-Rio é poder orientar, esclarecer dúvidas e ajudar os servidores que buscam informações e solicitações na Gerência de Recursos Humanos”. Foi com essas palavras que Silvia Pereira Costa, Gerente do GRH, descreveu suas realizações profissionais na Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro.

Com apenas 23 anos, a servidora ingressou nos quadros da CGM-Rio, em janeiro de 2002, ocupando a função de Técnico de Contabilidade. A oportunidade veio após seu marido incentivá-la a fazer o concurso.

“Em 1999, o meu marido ficou sabendo que iria acontecer o concurso da Controladoria. Foquei bastante nos estudos e fui aprovada, sendo convocada para assumir a minha função três anos depois”, disse.

A Gerência Setorial da saúde foi o primeiro setor da CGM-Rio onde Silvia foi designada a trabalhar. No ano seguinte, após a criação da Coordenadoria Técnica de Exame das Liquidações (CEL), passou a desempenhar suas funções neste novo setor.

Antes de ingressar na Gerência de Recursos Humanos, Silvia passou pela Auditoria, entre 2004 e 2009, onde ganhou seu primeiro cargo comissionado, cursou a graduação de psicologia e a pós-graduação em Gestão Pública Municipal.

“Em 2009, havia acabado de me formar na faculdade, quando houve a troca de governo e reestruturação da Controladoria. Naquele instante, eu recebi convite do Gerente do GRH da época para atuar no setor, com Processos de Treinamentos”, comentou.

Dois anos depois, a servidora assumiu a função de Gerente Substituta, após ser aprovada em um processo seletivo interno promovido pelo GRH. Em 2018, recebeu convite da Controladora Geral da época, Márcia Andréa, e se tornou Gerente da Gerência de Recursos Humanos.

“Recebi com muito carinho o convite para a função de gerente. Foi muito emocionante ser reconhecida pelo meu empenho e dedicação na função onde atuo”, informou.

Segundo Silvia, o principal legado que será deixado por ela para o setor é a descentralização e o compartilhamento da informação entre as servidoras que trabalham no GRH, além da automação das atividades, para que todas tenham o mesmo acesso às atividades.

“O GRH é aquele setor da Controladoria que acolhe o servidor nos momentos mais diversos. E a Silvia tem uma sensibilidade muito grande para entender as demandas que chegam e transmitir a informação de forma precisa ao servidor. Sob sua liderança também está o desenvolvimento do plano de capacitação dos nossos servidores, o que reforça sua importância e a confiança que nela depositamos. Temos muito orgulho da gestão dela frente ao setor”, afirmou Gustavo Bramili, Controlador Geral.