Encontro Técnico CGM 20 Anos ocorreu nos dias 5 e 6 de dezembro

04/12/2013

Programação

Uma das principais ações que celebraram os 20 anos da CGM, o Encontro Técnico CGM 20 Anos, realizado nos dias 5 e 6/12, no Centro de Convenções SulAmérica, já no primeiro dia foi um dia marcado por muita emoção. A começar pelas homenagens feitas ao criador e primeiro controlador-geral da CGM, o professor Lino Martins da Silva.

A mesa de abertura foi composta por Elizabeth Righetti Moraes e Vinícius Costa Rocha Viana, ex-titulares da CGM; o atual controlador-geral Antonio Cesar Lins Cavalcanti; e o assessor da Secretaria Geral de Controle Externo do TCM-RJ, Carlos Augusto. P. Werneck, representando o conselheiro-presidente, Thiers Montebello. Os convidados falaram sobre a importância da controladoria e de seu fundador. Foi apresentado também o vídeo do professor lendo seu discurso de agradecimento na ocasião em que recebeu a medalha Pedro Ernesto, honraria concedida pela Câmara dos Vereadores do Rio.

Após a abertura foi feito o lançamento do livro “20 Anos da Controladoria Geral do Município o Rio de Janeiro – passado e presente preparando o futuro”, e a divulgação do “Prestando Contas 99”, em edição especial sobre os 20 anos da CGM. Ambas as publicações encontram-se disponíveis para consulta e download no portal da CGM.

Em seguida, houve duas mesas redondas: uma sobre a importância da obra do professor Lino sob três perspectivas – acadêmica, classe contábil e administração pública; e outra sobre a criação e evolução da Controladoria.

Encerrando o primeiro dia, Carlos Augusto P. Werneck proferiu a palestra “A contribuição do controle interno como auxílio do controle externo”.

No dia 6/12, os temas giraram em torno do controle interno.

Os trabalhos foram abertos com a palestra “A evolução do controle interno no Brasil – dificuldades e superações sob o enfoque do CONACI”, ministrada pelo Auditor Geral do Estado do Rio e representante do CONACI Eugênio Manuel S. Machado.

Já o auditor federal de controle externo do TCU, Carlos Roberto Takao Yoshioka, abordou o tema “Inteligência aplicada ao controle”.

Na parte da tarde ocorreu a mesa redonda “Perspectivas e desafios para o futuro do controle interno”.

Logo após, o controlador-geral entregou uma placa comemorativa a Vinícius Costa Rocha Viana, primeiro controlador oriundo do quadro técnico, ali representando toda a equipe CGM. O controlador agradeceu então aos servidores pela dedicação que, ao longo desses 20 anos, permitiu que a CGM crescesse e mantivesse uma posição de destaque na área de controle do país.

Em seguida, foi iniciada às 18h a solenidade de encerramento do evento, que transcorreu em clima festivo até 22h.