• CGM-Rio realiza apresentação durante evento de capacitação da Secretaria Municipal de Educação
Publicado em 14/06/2022 - 16:31  |  Atualizado em 09/01/2023 - 16:37

A Controladoria Geral do Município do Rio realizou nesta segunda-feira (13/06), no auditório do Arquivo da Cidade, localizado na Cidade Nova, apresentação técnicadurante o evento de capacitação promovido pela Secretaria Municipal de Educação,destinado aos gestores e fiscais de contratos.

Os servidores da CGM-Rio, Robson Feruti, Subcontrolador de Corregedoria, Guilherme Zenha, Coordenador Técnico de Controles e Normas, e José Fernando Doria, Gerente de Gestão de Riscos,comandaram o evento, com aproximadamente três horas de duração, e apresentaram aos servidores da SME o módulo “O Olhar do Controle Interno sobre a Gestão e Fiscalização dos Instrumentos Contratuais”.

A primeira parte do evento contou com a apresentação do Coordenador Técnico de Controles e Normas, e participação do Gerente de Gestão de Riscos, que palestrou sobre Gestão e Fiscalização de Contratos, análise de artigos e incisos da Lei 14.133/2021, além de designações fiscais e recusas, entre outros temas.

“A importância da realização deste evento se deu na medida em que existe uma demanda dos órgãos e dos próprios servidores para esse tipo de capacitação, relacionado à gestão e fiscalização de contratos. Além disso, a publicação da nova Lei de Licitações que está sendo regulamentada pelo município, trouxe, em seu arcabouço, novidades em relação ao tema de gestão e fiscalização que devem ser observados pelos agentes públicos envolvidos nesses processos. E a capacitação traz para o foco da discussão os novos dispositivos da Lei 14.133/2021”, disse Guilherme Zenha.

A segunda parte da apresentação de capacitação foi realizada pelo Subcontrolador de Corregedoria da CGM-Rio, que elencoutópicos importantes sobre a responsabilização do servidor público na atuação como fiscais de contratos e, também, a respeito das sindicâncias administrativas.

“A Controladoria Geral do Município, mais uma vez, adota a iniciativa de qualificar tecnicamente os servidores de mais um órgão da Prefeitura, acerca de obrigações, legislações e responsabilizações durante a gestão de fiscalização de contratos. Estou muito feliz por fazer parte de um tema tão importante no âmbito do serviço público municipal”, afirmou Robson Feruti.