Time CGM-Rio – Aderaldo de Castro Lira Filho

Publicado em 12/09/2022 - 15:32  |  Atualizado em 10/01/2023 - 15:37

Hoje, a Controladoria Geral do Município do Rio inicia a primeira postagem da série “Time CGM-Rio”, que visa dar visibilidade e valorizar os seus servidores, além das atividades desenvolvidas no cotidiano.

Casado, pai de um casal de filhos, e avô do Caio, Aderaldo de Castro Lira Filho, 64 anos, é um daqueles servidores incansáveis no serviço, que deixam marcas e um legado para a Instituição com sua atuação, e conhecido por ter criado a Coordenadoria Técnica de Exames da Liquidação – CEL, setor responsável por liquidar os processos de toda a Prefeitura do Rio.

Formado em Ciências Contábeis, Direito, e pós-graduado em Controladoria e Finanças, Aderaldo ingressou no serviço público como Auditor contratado pela Secretaria Municipal de Fazenda, tendo, em seguida, feito concurso para a Controladoria. Antes, porém, passou pela Imprensa da Cidade, onde foi Auditor Interno Chefe.

Em agosto de 1993, teve início sua carreira na CGM-Rio, onde foi designado para trabalhar na Gerência Setorial de Contabilidade e Auditoria, passando a ocupar o cargo de gerente em diversas secretarias.

Mas foi em 2003 que Aderaldo recebeu a missão que iria mudar profundamente a estrutura da CGM-Rio. O projeto previa extinguir as gerências para centralizar as liquidações em um único setor.

“A partir das considerações feitas pelo Dr. Lino, tive carta branca para desenvolver o Manual de Coordenadoria de Pré-Auditoria. Em seguida, com aprovação do Controlador, escolhi a equipe e a infraestrutura necessária para atender as demandas de Liquidação. Com a publicação de decreto e resolução, em setembro, a CEL estava definitivamente criada e integrando a CGM-Rio aos demais órgãos da prefeitura. O nosso setor é referência no município quando o assunto é processos de liquidação”, afirmou Aderaldo.

Um dos principais companheiros de trabalho, ao longo dos 29 anos de serviço municipal, o atual Coordenador da CEL, Antonio Paulo Suarez, destaca o talento e o compromisso do contador com as atividades laborais.

“O Aderaldo é um profissional competente e experiente. Além disso, é um grande exemplo de superação para os seus colegas. Para mim, ele sempre foi um mestre e um ser humano de coração enorme”, finalizou Antonio Paulo.